Social Icons

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

S E R O T O N I N A = PRAZER E BEM ESTAR

Atualmente a Serotonina está relacionada ao bem-estar, a alegria, mas na verdade ela é uma substância chamada de neurotransmissor que existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra.
A Serotonina é um produto químico que atua sobre o cérebro e capaz de produzir grande sensação de alegria, ou seja, proporciona um estado emocional através de uma alteração química.
Segundo o nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia Maximo Asinelli, pessoas que tem uma dieta com baixos níveis de Serotonina podem entrar em depressão com mais facilidade. “Algumas pesquisas mostram que pacientes gravemente deprimidos, bem como em pacientes suicidas, possuem baixíssimos níveis da Serotonina no líquido espinhal”, complementa.
Alimentos como: chocolate, cafeína, refrigerantes, alimentos gordurosos, ricos em carboidratos (pão, arroz, macarrão), em ácido fólico (brócolis, feijão, frutas cítricas), em minerais como potássio (vegetais de cores fortes), magnésio (abóbora, amendoim, tofu), selênio (noz e castanha-do-pará) e nas vitaminas C (mamão, frutas cítricas) e do complexo B (atum, frango, amendoim), são ricos em Serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar. Além de estimularem a atividade cerebral e energizarem a pessoa.
Mas Asinelli faz um alerta: “Controle no consumo dos primeiros alimentos citado à cima, pois se ingeridos em excesso, podem fazer mal a saúde. Também é bom consumir leite e iogurte, que são fontes de uma substância chamada triptofano (aminoácido que estimula a fabricação de serotonina)”.

Fonte: http://maximoasinelli.wordpress.com/2010/06/15/alimentos-ricos-em-serotonina-melhoram-a-sensacao-de-bem-estar/

Nenhum comentário: