Social Icons

domingo, 30 de dezembro de 2012

SUS - Insatisfações, culpa de quem ?

Olá leitores, hoje faremos uma abordagem um pouco ampla do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE brasileiro.

Como sabemos o SUS foi criado em 1988 regido pela constituição federal com um principio básico de acesso universal aos serviços de saúde pela população brasileira e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, além de vir com um modelo de substituição dos modelos antigos voltados para a cura de doenças para o principio da promoção e prevenção da saúde.
A vantagem desse sistema de saúde é que garante o acesso de todas as classes da população a um serviço igualitário e que garante qualidade de vida em todos os níveis de atenção. Pensar em acesso universal e igualitário não significa efetividade de diretrizes regida pelas leis, ou seja, nem sempre funciona como a maravilha escrita pelo poder legislativo. O SUS é considerado por muitos e realmente é o melhor sistema de saúde do mundo, obviamente tem suas falhas que ao longo dos anos estão sendo corrigidas e/ou melhoradas. 
Apesar de todas essas vantagens e  maravilhas grande parte da população costuma a reclamar e a satirizar o "plano de saúde", e faz surgir um bom questionamento: Grande parte da população se sente insatisfeita com os serviços de saúde oferecidos, isso é decorrente de falhas no sistema ou da ignorância de certos cidadãos ?
Para responder essa pergunta devemos primeiro questionar: As pessoas sabem quais são seus direitos e se sabem como é a participação diante dos problemas enfrentados? Afinal o sistema não é constituído apenas de profissionais da saúde e gestores.
O problema para o sistema "falho" como muitos dizem por ae talvez não esteja na forma como é o serviço de saúde, mais a falta de incentivo a população sobre a garantia de seus direitos, ou da própria população que se acomoda com as negligencias ocorridas. 
Diante do fato é inerente que as pessoas tenham consciência de seus direitos, pois não adianta apenas reclamar e cruzar os braços, quem faz o melhor sistema de saúde do mundo ser o que é são seus usuários, portanto seja coerente e lute por seus direitos, só assim você verá o pais "andar". 




Nenhum comentário: